- Introdução
Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os
objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de
formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado
de lado na arte abstrata.
- Origem
A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do
movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo
Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um
sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo
abstracionista.
Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do
começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.
Reações contrárias
Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita
polêmica e indignação. A elite europeia ficou chocada com aqueles formatos
considerados “estranhos” e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o
tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das
coisas, tentando imitar com perfeição a natureza.

- Abstracionismo Sensível ou Informal:
Predominam os sentimentos e
emoções. As cores e as formas são criadas livremente. Na Alemanha surge o
movimento denominado "Der blaue Reiter" (O Cavaleiro Azul) cujos
fundadores são os Kandinsky, Franz Marc entre outros.
Uma arte abstrata, que coloca na cor e forma a sua expressividade maior. Estes
artistas se aprofundam em pesquisas cromáticas, conseguindo variações espaciais
e formais na pintura, através das tonalidades e matizes obtidos. Eles querem um
expressionismo abstrato, sensível e emotivo.
Com a forma, a cor e alinha, o artista é livre para expressar seus sentimentos
interiores, sem relacioná-los a lembrança do mundo exterior. Estes elementos da
composição devem Ter uma unidade e harmonia, tal qual uma obra musical.
Principais Artistas:
- FRANZ MARC (1880-1916):
Pintor alemão, apaixonado pela arte dos
povos primitivos, das crianças e dos doentes mentais, o pintor alemão Marc
escolheu como temas favoritos os estudos sobre animais, conheceu Kandinski, sob
a influência deste, convenceu-se de que a essência dos seres se revela na
abstração. A admiração pelos futuristas italianos imprimiram nova dinâmica à
obra de Marc, que passou a empregar formas e massas de cores brilhantes
próprias da pintura cubista.
Os nazistas destruíram várias de suas obras. As que restaram estão conservadas
no Museu de Belas-Artes de Liège, no Kunstmuseum, em Basiléia, na Städtische
Galarie im Lembachhaus, em Munique, no Walker Art Center, em Minneapolis, e no
Guggenheim Museum, em Nova York.
- WASSILY KANDINSKY (1866-1944):
Pintor russo, antes do abstracionismo
participou de vários movimentos artísticos como impressionismo também
atravessou uma curta fase fauve e expressionista. Escreveu livros, como em
1911, Sobre o espiritual na arte, em que procurou apontar correspondências
simbólicas entre os impulsos interiores e a linguagem das formas e cores, e em
1926, Do ponto e da linha até a superfície, explicação mais técnica da
construção e inventividade da sua arte. Dezenas de suas obras foram confiscadas
pelos nazistas e várias delas expostas na mostra de "Arte
Degenerada".
Tachismo (de tache = mancha). Formado por manchas coloridas
colocadas lado a lado em um certo parâmetro ou limite, no mínimo o braço do
artista. Também existe um tipo de abstrato informal formado por manchas, porém,
elas não possuem parâmetro definido pelo braço do artista como no Tachismo. São
manchas criadas impulsivamente com toda a liberdade ou efusão emocional do
artista.
Grafismo é todo abstracionismo formado por uma grafia não
cognificada.
Orfismo tem ligação com a música. Principal artista: Sonia
Delaunay.
Raionismo formado por raios, estanques, deslizes e riscos
com luminosidade.
Principal artista: Larionov/Gontcharova
- Abstracionismo Geométrico ou Formal:
As formas
e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante
seja apenas a expressão de uma concepção geométrica.
Neoplasticismo, seu criador e princiapl teórico foi Piet
Mondrian. Onde as cores e as formas são organizadas de maneira que a composição
resulte apenas na expressão de uma concepção geométrica. Resulta às linhas
verticais e horizontais e às cores puras (vermelho, azul e amarelo). O ângulo
reto é o símbolo do movimento, sendo rigorosamente aplicado à arquitetura.
- Principais Artistas:
- PIET MONDRIAN (1872-1944):
Pintor holandês. Depois de haver
participado da arte cubista, continua simplificando suas formas até conseguir
um resultado, baseado nas proporções matemáticas ideais, entre as relações
formais de um espaço estudado.
O artista utiliza, como elemento de base, uma superfície plana, retangular e as
três cores primárias com um pouco de preto e branco. Essas superfícies
coloridas são distribuídas e justapostas buscando uma arte pura.
Segundo Mondrian, cada coisa, seja uma casa, seja uma árvore ou uma paisagem,
possui uma essência que está por tráz de sua aparência. E as coisas, em sua
essência, estão em harmonia no universo. O papel do artista, para ele, seria
revelar essa essência oculta e essa harmonia universal.
Ele procura, pesquisa e consegue um equilíbrio perfeito da composição,
despojado de todo excesso da cor, da linha ou da forma.
Em 1940 Mondrian foi para Nova York, onde realizou a última fase de sua obra:
desapareceram as barras negras e o quadro ficou dividido em múltiplos
retângulos de cores vivas. É a série dos quadros boogie-woogie.
Suprematismo, é uma pintura com base nas formas geométricas
planas, sem qualquer preocupação de representação. Os elementos principais são:
retângulo, círculo, triângulo e a cruz. O manifesto do Suprematismo, assinado
por Malevitch e
Maiakovski, poeta russo, foi um dos principais integrantes do movimento
futurista em seu país, defendia a supremacia da sensibilidade sobre o próprio
objeto.
Mais racional que as obras abstratas de Kandisky e Paul Klee, reduz as formas,
à pureza geométrica do quadrado.
Suas características são rígidas e se baseiam nas relações formais e
perceptivas entre a forma e a cor. Pesquisa os efeitos perceptivos do quadrado
negro sobre o campo branco, nas variações ambíguas de fundo e forma.
- KAZIMIR MALEVITCH (1878-1935):
Pintor russo. Fundador da corrente
suprematista, que levou o abstracionismo geométrico à simplicidade extrema. Foi
o primeiro artista a usar elementos geométricos abstratos. Procurou sempre
elaborar composições puras e cerebrais, destituídas de toda sensualidade. O
"Quadro negro sobre fundo branco" constituiu uma ruptura radical com
a arte da época. Pintado entre 1913 e 1915, compõe-se apenas de dois quadrados,
um dentro do outro, com os lados paralelos aos da tela. A problemática dessa
composição seria novamente abordada no "Quadro branco sobre fundo
branco" (1918), hoje no Museu de Arte Moderna de Nova York. Dizia que as
aparências exteriores da natureza não tinham para ele nenhum interesse, o
essencial era a sensibilidade, livre das impurezas que envolviam a
representação do objeto, mais do que isso, que envolviam a própria percepção do
objeto. Os elementos de estética suprematista eram o retângulo, o círculo, o
quadrado e a cruz, os quais na pintura de Malevitch, denominda pelo espiritual,
adquirem um significado próximo do sagrado.
Action Painting ou pintura de ação gestual, criada por
Jackson Pollock nos anos de 1947 a 1950 faz parte da Arte Abstrata Americana.
Em 1937, fundou-se nos Estados Unidos, a Sociedade dos Artistas Abstratos. O
abstracionismo cresce e se desenvolve nas Américas, chegando à criação de um
estilo original.
Características da Pintura:
· Compreensão da pintura como meio de emoções intensas.
· Execução cheia de violenta agressividade, espontaneidade e automatismo.
· Destruição dos meios tradicionais de execução - pincéis, trincha, espátulas,
etc.
· Técnica: pintura direta na parede ou no chão, em telas enormes, utilizando
tinta à óleo, pasta espessa de areia, vidro moído.
- JACKSON POLLOCK (1912-1956):
Pintor americano, introduziu nova
modalidade na técnica, gotejando (dripping) as tintas que escorrem de
recipientes furados intencionalmente, numa execução veloz, com gestos bruscos e
impetuosos, borrifando, manchando, pintando a superfície escolhida com
resultados extraordinários e fantásticos, algumas vezes realizada diante do
público. Desenvolveu pesquisas sobre pintura aromática. Nos últimos trabalhos
nessa linha, o artista usou materiais como pregos, conchas e pedaços de tela,
misturavam-se às camadas de tinta para dar relevo à textura. Usou
freqüentemente tintas industriais, muitas delas usadas na pintura de
automóveis.
O que é Arte Abstrata?
André C S Masini
A arte abstrata, também chamada de "arte
não-representacional" ou " não-figurativa" é a arte (pintura,
escultura, gravura, arte gráfica, arte digital, ou outras técnicas) em que não
há reprodução ou representação de imagens do mundo visível. Para se distinguir
esse movimento de outros do mesmo período, deve-se tomar o cuidado para não confundir
o mero "distanciamento das aparências" com a criação de arte sem nenhuma conexão
com o mundo visível. "Distanciamento das aparências" já era uma forte
tendência em muitos dos principais movimentos artísticos modernos no início do
século XX: entre eles o Fauvismo, o Expressionismo o Cubismo e o Futurismo;
algumas obras desses movimentos chegaram a distanciar-se de tal forma da
aparência natural das coisas, que nelas essas coisas tornavam-se praticamente
irreconhecíveis, porém, ainda assim, eram obras que representavam algo visível.
Na arte abstrata, ao contrário, o artista se expressa através de formas, cores,
texturas e ritmo inteiramente livres de qualquer influência de objetos da
realidade. Não tenta representar a imagem de nada.
O início do movimento abstrato é geralmente atribuído a Wassily Kandinsky, que
por volta de 1910 passou a pintar quadros puramente abstratos, mas houve outros
artistas que adotaram esse rumo, entre eles Robert Delaunay, Kazimir Malevich e
Vladimir Tatlin.
Definição
Em sentido amplo, abstracionismo refere-se às formas de arte
não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. Em acepção
específica, o termo liga-se às vanguardas européias das décadas de 1910 e
1920, que recusam a representação ilusionista da natureza. A decomposição da
figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da
perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos
convencionais de sombra e luz, aparecem como traços recorrentes das diferentes
orientações abrigadas sob esse rótulo. Inúmeros movimentos e artistas aderem à
abstração, que se torna, a partir da década de 1930, um dos eixos centrais
da produção artística no século XX.
É possível notar duas vertentes a organizar a ampla gama de direções assumidas
pela arte abstrata. A primeira, inclinada ao percurso da emoção, ao ritmo da
cor e à expressão de impulsos individuais, encontra suas matrizes no expressionismo e no fauvismo. A segunda, mais
afinada com os fundamentos racionalistas das composições cubistas, o rigor
matemático e a depuração da forma, aparece descrita como abstração geométrica. As
vanguardas russas exemplificam as duas vertentes: Wassili Kandinsky (1866 -
1944), representante da primeira, é considerado pioneiro na realização de pinturas
não-figurativas com Primeira Aquarela Abstrata (1910) e a
sérieImprovisações (1909/1914). Seu movimento em direção à
abstração inspira-se na música e na defesa de uma orientação espiritual da
arte, apoiada na teosofia. Em torno de Kandinsky e Franz Mac (1880 - 1916)
organiza-se, na Alemanha, o Der Blaue Reiter [O Cavaleiro
Azul], 1911, grupo do qual participam August Macke (1887 - 1914) e Paul Klee
(1879 - 1940), e se aproximam as pesquisas abstratas de Robert Delaunay (1885 -
1941) e osimbolismo místico
do checo radicado em Paris Frantisek Kupka (1871 - 1957).
Kasimir Malevich (1878 - 1935) é um dos maiores expoentes da arte abstrata
geométrica. No bojo dosuprematismo,
1915, defende uma arte comprometida com a pesquisa metódica da estrutura da
imagem. A geometria suprematista se apresenta nos célebres Quadrado
Preto Suprematista (1914/1915) e Quadrado Branco sobre Fundo
Branco (1918). A obra de Malevitch tem impacto sobre o construtivismo de
Alexander Rodchenko (1891 - 1956) - ver Negro sobre Negro (1918)
- e o realismo dos
irmãos A. Pevsner (1886 - 1962) e N. Gabo (1890 - 1977). O neoplasticismo de
Piet Mondrian e Theo van Doesburg indica outra tendência da abstração
geométrica. O movimento se organiza em torno da revista De Stijl [O
Estilo], 1917, e tem o propósito de encontrar nova forma de expressão
plástica, liberta de sugestões representativas. As composições se articulam com
base em elementos mínimos: a linha reta, o retângulo e as cores primárias -
azul, vermelha e amarela -, além da preta, branca e cinza. As idéias estéticas
defendidas em De Stijl reverberam nos grupos Cercle et Carré (1930) e Abstraction-Création (1931),
na França, e no Circle (1937), na Inglaterra.
Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Europa e os Estados
Unidos assistem a desdobramentos da pesquisa abstrata. O tachismo europeu,
também associado à abstração lírica, apresenta-se como tentativa de superação
da forma pela ultrapassagem dos conteúdos realistas e dos formalismos
geométricos. Os trabalhos de Hans Hartung (1904) e Pierre Soulages (1919)
apóiam-se sobretudo no gesto, enquanto nas obras de Jean Fautrier (1898 - 1964)
e Jean Dubuffet (1901 - 1985) - e nos trabalhos de Alberto Burri (1915) e
Antoni Tàpies (1923) - a pesquisa incide preferencialmente sobre a matéria. Nos
Estados Unidos, a abstração ganha força com o expressionismo abstrato de Jackson Pollock (1912 - 1956)
e Willem de Kooning (1904 - 1997) - que descarta tanto a noção de composição,
cara à abstração geométrica, quanto a abstração lírica -, as grandes extensões
de cor não modulada de Barnett Newman (1905 - 1970) e Mark Rotkho (1903 -
1970) e a pintura com cores planas e contornos marcados de Ellsworth Kelly
(1923) e Kenneth Noland (1924). O minimalismo de Donald Judd (1928), Ronald Bladen (1918 -
1988) e Tony Smith (1912 - 1980) - tributário de uma vertente da arte abstrata
norte-americana que remonta a Ad Reinhardt (1913 - 1967), Jasper Johns (1930) e
Frank Stella (1936) - retoma as pesquisas geométricas na contramão da
exuberância romântica do expressionismo abstrato.
No Brasil, as obras de Manabu Mabe (1924 - 1997) e Tomie Ohtake (1913) aproximam-se
do abstracionismo lírico, que tem adesão de Cicero Dias (1907 - 2003) e Antonio Bandeira (1922 - 1967).
Nos anos 80, observa-se uma apropriação tardia da obra de Kooning na
produção de Jorge Guinle
(1947 - 1987). O pós-minimalismo, por sua vez, ressoa em obras de Carlos Fajardo (1941), José Resende (1945) e Ana Maria Tavares (1958).
Em termos de abstração geométrica, são mencionados os artistas reunidos no
movimento concreto de São Paulo(Grupo Ruptura) e do Rio de Janeiro (Grupo Frente) e
no neoconcretismo.
- Fontes :
http://www.bepeli.com.br/arte_abstrata.htm
Aluna: Paula Fernanda Amorim Kirche
Lindo!
ResponderExcluirPresenteei meus filhos com celulares mais como são muito curiosos fiquei preocupado com o que eles iriam acessar por isso tenho um programa instalado no aparelho que me dão acesso a tudo, assim posso ficar de olho no que estão fazendo e ainda posso localiza-los, gostei muito do programa e rápido e pratico recomendo. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-contatos
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